• Rua das Palmeiras, 1412
    Alto do Ipê - Jales/SP
    CEP:15706-030

  • (17) 3621-2401
    (17) 3621-4895
    (18) 3743-4747

  • Segunda à Sexta
    das 08:00 às 18:00
    Sábados até 12:00

PGR

PGR

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, que contenham orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes.

O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) é uma ferramenta de gestão a ser utilizado pela própria empresa, onde todos os itens constantes do PGR devem ser claramente definidos e documentados, aplicando-se às atividades desenvolvidas no empreendimento, tanto por funcionários como pelas empresas terceirizadas (empreiteiras e demais prestadores de serviço).

O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) deve ter um responsável pela sua implantação e acompanhamento. Tendo em vista que os itens do Programa são, em geral, desenvolvidos por áreas distintas da empresa, convém que o responsável tenha capacidade de articulação e de convencimento, as quais, aliadas à ascendência hierárquica, permitem a eficácia do Programa no gerenciamento do risco residual.

O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) deve contemplar, no mínimo, os seguintes planos ou programas internos:

  • Procedimentos operacionais
  • Gerenciamento de modificações
  • Manutenção e garantia de integridade
  • Capacitação de recursos humanos
  • Investigação de incidentes e acidentes
  • Plano de ação de emergência (PAE)
  • Auditoria do Sistema de gerenciamento de riscos (PGR)