O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, que contenham orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes.
O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) é uma ferramenta de gestão a ser utilizado pela própria empresa, onde todos os itens constantes do PGR devem ser claramente definidos e documentados, aplicando-se às atividades desenvolvidas no empreendimento, tanto por funcionários como pelas empresas terceirizadas (empreiteiras e demais prestadores de serviço).
O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) deve ter um responsável pela sua implantação e acompanhamento. Tendo em vista que os itens do Programa são, em geral, desenvolvidos por áreas distintas da empresa, convém que o responsável tenha capacidade de articulação e de convencimento, as quais, aliadas à ascendência hierárquica, permitem a eficácia do Programa no gerenciamento do risco residual.
O Sistema de gerenciamento de riscos (PGR) deve contemplar, no mínimo, os seguintes planos ou programas internos:
- Procedimentos operacionais
- Gerenciamento de modificações
- Manutenção e garantia de integridade
- Capacitação de recursos humanos
- Investigação de incidentes e acidentes
- Plano de ação de emergência (PAE)
- Auditoria do Sistema de gerenciamento de riscos (PGR)